-
Arquitetos: Schindler Seko
- Área: 4146 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Ondřej Polák
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto: O edifício existente se localiza na Rua K Botiči, em Praga, na vanguarda do desenvolvimento residencial e uma vasta área de parque. Os limites dessas propriedades são definidos por Botič Creek. O edifício se localiza no lado sudeste da rua com sua fachada leste voltada diretamente para o parque. A Rua K Botiči se abre na Avenida Vršovická, via principal do centro de Praga.
Objetivo inicial: Projetado como um edifício de escritórios ao longo de um corredor central, esta propriedade foi desenvolvida nos anos 1970. A altura é muito baixa e não há espaço de estacionamento disponível para moradores. Apesar de reconstruído nos anos 1990 para atender às necessidades de Komerční banka, não consegue atender às exigências atuais para edifícios de escritórios. Estas são as razões pelas quais o cliente decidiu reconverter o edifício em habitação para estudantes.
Conceito: O conceito básico do edifício se divide em duas partes. A fachada e os espaços conectados compõem a "pele" do edifício, um envoltório externo neutro em preto e branco, enquanto os corredores e escadas são as "artérias" do edifício. Revigorados com cores ricas, se tornam um centro de comunicação vívido. A esquina do edifício é destacada por uma nova sacada com pé direito duplo nos dois andares superiores com salas de estudo - o centro de conhecimento do edifício.
Disposição: Dormitórios duplos independentes, ou seja, cada um com banheiro, são localizados no vão existente. Dormitórios individuais e para quatro camas, incluindo espaços para estudante com deficiência física, são projetados para os limites e cantos. Cada pavimento é equipado com uma cozinha para preparar refeições. A recepção e um restaurante estão disponíveis no térreo. O subsolo dispõe de um clube, academia, lavanderia e instalações de serviços do edifício.